quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Exercício - O Direito nas Sociedades Primitivas



Proponho a vocês um exercício de comparação. (Não vale nota nem precisa entregar):

Assistam aos dois vídeos a seguir. O vídeo 1 é sobre uma espécie de hominídeo que viveu na África por volta de 1.700.000 anos atrás. O vídeo 2 já é sobre uma espécie que viveu na Europa por volta de 15.000 anos atrás.

Que diferenças vocês observam entre as duas espécies?

Em que épocas da chamada "pré-história" elas viveram?

Como vocês descreveriam o direito nos dois períodos retratados pelos vídeos?

Reflitam sobre isso e, se quiserem, compartilhem suas análises com seus colegas no blog.


5 comentários:

  1. 1-A primeira espécie tinha dificuldades para sobreviver, devido as dificuldades na maioria das vezes ao invés de caçar eles eram caçados. Já na segunda espécie eles começaram a desenvolver técnicas que eram favoráveis para sua sobrevivência.

    2-Viveram no período paleolítico.

    3-Poderia dizer que era um direito costumeiro,aquele que não respeitava os costumes do grupo, na maioria das vezes não conseguia sobreviver.

    ResponderExcluir
  2. 1 - A Primeira espécie de hominídeo seguia pura e simplesmente o seu instinto não tinha uma técnica organizacional para caçar, o que muitas vezes o transformavam em presa. Eles não tinham um líder, não tinham um sacerdote que cultuava seus mortos e nem tinham uma forma organizacional de vida e não haviam uma forma linguística de si comunicarem. A Segunda espécie de hominídeo já tinha estratégias de caça que nem sempre davam certo mas já era uma forma de evolução, tinham um sacerdote que cultuavam seus mortos , tinham uma forma organizacional de vida, viviam em cavernas, já se comunicavam pela fala, apesar se não se ter identificado nenhum tipo conhecido de linguagem escrita .
    2 - A Primeira espécie de hominídeo viveu a 1,7 milhões de anos atrás no Período Paleolítico. A Segunda espécie de hominídeo citada viveu no período de 15.000 anos A.C. no Período Neolítico.
    3 - Na primeira espécie de hominídeo não havia uma espécie de lei estabelecida, não havia um tipo de organização, valia a lei do mais forte. A Segunda Espécie de hominídeo seguia os costumes, o direito costumeiro (Direito Consuetudinária), baseado na forma organizacional , nos costumes de vida das primeiras comunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Vocês conseguiram captar as principais diferenças.

      Excluir
  3. 1 - A primeira espécie tinha dificuldade na caça, e às vezes eles passavam de caçador para presa, desfavorecendo na sua sobrevivência.
    2 - A segunda espécie tinha um pensamento maior, conseguiram desenvolver lanças que favorecia na caçada.

    3 - Viveram no período Paleolítico

    4 - O Direito nos dois períodos é o costumeiro, passado de geração em geração, este Costume era tradicional na comunidade, e quem não respeitasse os costumes do grupo era Banido e muitas vezes levava a morte.

    ResponderExcluir
  4. 1- A primeira espécie vivia basicamente buscando a sobrevivência, seguindo seus instintos.Eles não caçavam,comiam a carniça deixada pelos predadores.Também não contavam com armas capazes de enfrentar os felinos,por este motivo, muitas vezes, eles acabavam virando a caça.Após a descoberta da chave de mão e do fogo,com o passar do tempo,a espécie conseguiu evoluir,deixando de ser comedores de carniça,tornando-se predadores. A segunda espécie se organizava em clãs,tinham um líder, acreditavam na vida após a morte,tinham uma forma de se comunicar(língua),possuíam armas,desenhavam nas pedras,caçavam e dominavam armas.

    2- As duas espécies viveram no período Paleolítico.

    3- O Direito era o costumeiro, pois não era complexo nem escrito. Apenas se seguia as leis do grupo, os costumes.A primeira espécie seguia os seus instintos,a segunda, seguia seu clã,seu líder.

    ResponderExcluir